6 passos para organizar suas fotos

Atualizado: Abr 27


Atualmente fazemos a cada dois minutos o equivalente à quantidade de todas as fotos clicadas em todo o século XIX. As memórias dos nossos celulares, computadores, etc não nos deixam mentir, por isso, para lidar com toda essa quantidade cada vez maior de fotografias digitais é preciso criar um método de organização.


Além de deixar suas fotografias muito mais organizadas, esse exercício também é ótimo para reviver tantos momentos incríveis com a família! Confira a seguir 6 passos e dicas ferramentas para te ajudar nessa tarefa!


1. Reúna todas as fotos em um único lugar

Guardamos no decorrer dos anos nossas fotografias em diversos locais: celulares, cartões de memória, pendrives, CDs, HDs, etc... O primeiro passo é reunir todas essas fotografias num mesmo lugar, indico que seja no computador, ver as fotografias num tamanho maior ajudará no próximo passo.


2. Selecione as fotografias

Gostamos de registrar e guardar tudo, mas é importante aprender a desapegar.

Geralmente tiramos diversas fotos num mesmo momento, o máximo que mudamos é o ângulo, o enquadramento ou a pose, entre elas sempre tem as imagens que saem desfocadas, borradas, tortas, etc… Não precisamos guardar todas essas variações, por isso compare e escolha as melhores. Na hora da seleção, indico o método da Marie Kondo, que prega analisar as coisas uma por uma, jogar fora tudo o que "não dá alegria" e arrumar minuciosamente o que sobrar.


3. Crie pastas e subpastas

Neste passo é preciso desenvolvermos nossos próprios critérios de organização. Indico separar as imagens por ano, depois por mês e finalizar separando por temas, por exemplo: Família, Trabalho, Viagens, etc. Essa estrutura de pastas permite que você encontre rapidamente suas fotos quando precisar.

Alguns dispositivos e aplicativos, como o Fotos da Apple e o Google Photos, podem te ajudar nesse passo, pois separam automaticamente as fotos de uma mesma data, local, cenário e pessoas.


4. Renomeie os arquivos

Após separar as imagens por pastas substitua os nomes aleatórios por descrições da imagem, use palavras-chave significativas para cada foto. Por exemplo, se é uma foto do aniversário de 1 ano do seu filho Thiago você pode renomear esta foto com: "1oAniversarioDoThiago", indico manter um padrão para fotografias similares seguido de uma sequência numérica e não deixar espaços nos nomes dos arquivos.


5. Faça o back-up

Envie sua organização para um HD externo ou plataformas de armazenamento em nuvem, hoje em dia tem várias opções: Google Drive, iCloud, One Drive, Dropbox, entre outros. Dependendo do tamanho das suas pastas será preciso pagar mais espaços nessas plataformas.


6. Mantendo organizado

A maioria das plataformas tem aplicativos para celulares, onde fazemos a maioria das nossas fotografias atualmente. Por isso, caso opte pelo back-up em nuvem indico instalar o aplicativo da plataforma escolhida e ativar a opção de back-up automático.

Sabemos que organizar milhares de fotografias é um trabalho grande, porém, feito esse trabalho as fotografias que você fizer de agora em diante deverá apenas manter a ordem. Mesmo que não tenha tempo para fazê-lo toda vez que tirar novas fotos, defina um tempo para isso, seja uma vez por mês ou semestre, dependendo de quantas fotos você tira nesse período de tempo, pode lhe poupar um grande trabalho no futuro.


Aproveite suas fotos